sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bolo de chocolate recheado de forno

      Diz que esse não é o sonho de toda cumadi?! Fazer um bolo com recheio em um tapa só?! tirar ele do forno prontinho, recheado, faltando mesmo só a cobertura?!


         Pois é... esse bolo é assim, e quem me ensinou foi a cumadi Ana Maria Braga do programa mais você.

       Quando ela começou a falar do bolo, eu achei meio estranho esse negócio de recheio e massa juntos, daí como vocês já sabem, que eu não sou nada curiosa ,  fui lá meter a mão na massa, e vê se isso era mesmo verdade.
        E num é que é?! rs..  Deu super certo! Ele fica fofinho, molhadinho e crocante... Perdição total!!!



          
         Agora não tem mas desculpa, da pra fazer um bolinho de aniversário ai na sua casa.
         As crianças e o amore agradecem. Confiem!!!

           A receita é a seguinte; Nós vamos começar pelo recheio e dividi-lo em duas partes ( a parte menor será para cobertura), em seguida a massa, e enquanto o bolo estiver no forno, vamos continuar com a  cobertura, que já vai estar meio caminho andado.



             Recheio:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 (meio) litro de leite
  • 2 gemas
  • 2 1/2 colher (sopa) de amido de milho
  • 150 g de chocolate meio amargo picado
  • 1 lata de creme de leite (tem que ser em lata viu cumadis, aquela que tá no mercado a mais de 100 anos).

           Massa:

  • 100 g de margarina
  • 2 gemas
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  •  2 claras batidas em neve

          Cobertura:

  • 300 g de chocolate meio amargo picado


          Modo de preparo:


      Como eu disse lá no inicio, nós vamos começar pelo recheio. 1° coloque numa panela o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho, e leve ao fogo médio até formar um mingauzinho, tipo aquele creme de pavê sabe?. Desligue o fogo e adicione as  150 g de chocolate meio amargo picado e mexa até que o chocolate esteja todo envolvido no creme. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Depois de frio, adicione o creme de leite. ( não precisa tirar o soro) Prestem atenção!!! Creme de leite fresco e de caixinha não dão certo. O porque eu não sei, mas foi a cumadi lá quem falou. Tem que ser em lata. Depois  do creme de leite já misturado, separe 2 xícaras desse creme para a cobertura. Reserve! Coloque o restante do recheio em um saquinho, amarre a boca. Reserve!




           Massa:


           1° Bata as claras em neve. Reserve! 2° bata na batedeira a margarina, as gemas e  o açúcar  por  + ou  - 10 minutos, até obter um creme claro. Desligue a batedeira e adicione o chocolate em pó, a farinha de trigo, o leite e o fermento em pó, ligue a batedeira e bata até formar uma massa homogênea ( + ou - 5 mints). Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve aos poucos e delicadamente (não use a batedeira, misture com uma colher de pau).


    Unte uma forma com margarina e farinha, coloque metade da massa na forma, e em seguida  faça um furo pequeno no saco do recheio e coloque por cima da massa, começando das laterais pro meio bem devagar, sempre nesse sentido ( NÃO ESPALHE COM A COLHER), o recheio vai se acomodando sozinho. Cubra com o restante da massa e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1 hora.


 Cobertura: 


          Pegue aquelas duas xícaras que foram separadas do recheio e coloque em uma panela junto com as 330 g de chocolate picados. ligue o fogo e mexa até derreter todo o chocolate e o creme estiver liso e uniforme. 

      Quando o bolo sair do forno, espere esfriar e espalhe a cobertura por cima e pelas laterais.


        Aqui em casa a tchurma adorou, e eu com certeza farei mais vezes. Tentem ai vocês também, e depois me contem o resultado.

       

2 comentários:

  1. Esse bolo realmente fica maravilhoso, fiz e deu super certo.

    ResponderExcluir
  2. QUAL O TAMANHO DA FORMA QUE VOCE USOU?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...