domingo, 22 de abril de 2012

Prato do dia! Risoto

     Esse sim, é o verdadeiro prato do dia, aquele bem na hora intermediária as principais refeições, entre almoço e jantar, que deveria ser lanche e que se  resumi em "almojanta".

     Chega as 17:00 hs, e eu me dou conta que ainda não almocei, só percebo que o tempo passou por conta do nervosismo do meu estomago gritando comigo... COOOMIDAAAAA, EU PRECISO DE COMIIIIDA! Então eu abro a geladeira  e cato o que tem, faço um risoto e deixo meu estomago mansinho, mansinho.

                             

         O bom, é que as vezes, de quebra dessas minhas loucuras, ainda saem uma postagem aqui pro blog.


         Eu fiz o risoto do modo tradicional ( algumas embalagens do arroz indicam como fazer), acrescentei, abobrinha menina, berinjela, tomates, gorgonzola... e ficou muito bom, tanto que o nervosinho do meu estomago acalmou na mesma hora.


Minha receita:

       Como eu disse lá em cima, eu usei o que tinha na minha geladeira e que é de gosto meu, aí na sua casa você pode trocar, ou tirar algum ingrediente. ( o recheio é seu, faça como achar melhor)

  • Azeite 
  • 1 cebola  picada
  • alho poró picadinho
  • 2 xícaras de arroz para risoto ( Canároli, Arbório ou Italiano) aqui eu usei canaroli
  • 1 cálice de vinho branco seco
  • 6 xícaras de fundo claro de frango ( se você não tiver no seu congelador, use o cubinho. Lembrando que é 1 cubo para cada 1/2 litro de água fervente)

Recheio:
  • 1 abobrinha pequena  picada
  • 1 berinjela pequena  picada
  • 1 tomate sem caroço picado
  • cebolinha a gosto
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
  • queijo gorgonzola ( não me recordo a quantidade, mas eu usei uma peça pequena, daquelas em formato de um triângulo) cortado em cubos irregulares



    Como fazer:

  1. Coloque a cebola e o alho poró para suar no azeite
  2. acrescente o arroz e refogue bem
  3. acrescente o vinho branco seco e mexa até ele evaporar por completo
  4. coloque o fundo claro de frango aos poucos, conforme ele for secando você vai acrescentando até terminar o cozimento do arroz e ele esteja all dente

Recheio:

  1. Em uma frigideira coloque um fio de azeite, a abobrinha e a berinjela e refogue por 3  minutos
  2. acrescente o tomate, refogue por mais 1 minuto
  3. tempere com pimenta e se necessário acrescente sal
  4. coloque o recheio junto com a cebolinha e a manteiga  no risoto e mexa
  5. por ultimo, coloque o queijo gorgonzola, mexa mais uma vez, tampe a panela por alguns minutos ( + ou - uns 4) e sirva em seguida.
        Não deixe esfriar, o risoto deve ser comido quente, assim que ficar pronto.

       O risoto foi batizado por mim como prato do dia, por ter sido o único. ( aqui anda faltando a secretária do lar) . Mas calma cumadis, hoje de criança em casa era só a Ana Elisa e ela não faz refeições malucas assim ainda  por ser um bebê, o João almoçou na minha mãe e a Maria foi passar o fim de semana com a prima Juju. Então estava tranquilo e eu pude me dar o luxo de cozinhar o que eu quisesse, na hora que eu quisesse. 

      Hoje não tinha obrigação, e o marido apoiou!!!


Abraços e até muito breve!



   

       

2 comentários:

  1. Paulete, que maravilha de risoto!!! Como sempre vc arrasando nas comidinhas e parabéns pelo seu curso, se sem ele vc já fazia mil maravilhas, imagine agora sendo uma profissional graduada. Kkkkk . Vamos combinar de fazer um prato especial, pra gente. Ah, a forma que vc explica, facilita tudo na vida da gente, asssim, até eu consigo cozinhar kkkkk te adoro! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karlota, você sempre minha fã né!?! Isso me deixa muito feliz, obrigada!! Vamos combinar sim, tô pensando em testar algumas receitas, do jeitinho que você gosta.

      Bjuuuu!!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...